Abertas inscrições para cursos de especialização pelo programa Universidade Aberta do Brasil

Docentes da rede estadual poderão se inscrever, até o dia 20 de agosto, para três cursos de pós-graduação latu sensu, na modalidade Educação à Distância (EAD), ofertados pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), por meio da Superintendência de Educação a Distância (Sead), no âmbito do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB).

São eles: Especialização em Alfabetização e Letramento; Especialização em Direitos Humanos e Contemporaneidade; e Especialização em Gênero e Sexualidade. No total, serão 675 vagas distribuídas pelas regiões atendidas por pólos estaduais de apoio presencial à UAB, dentre os quais os localizados em Feira de Santana, Ilhéus, Itaberaba, Juazeiro, Salvador (IAT), Seabra, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista. Os cursos têm início em outubro próximo.

A inscrição pode ser feita no site da Sead (www.sead.ufba.br), onde o candidato encontra, também, o edital nº 10/2018, referente aos cursos. Para se inscrever, o interessado deverá preencher, imprimir, assinar e digitalizar o formulário de solicitação de inscrição. Em seguida, preencher os dados do Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento da taxa de inscrição, que deverá ser impresso e pago.

A seleção dos inscritos, que estará sob a responsabilidade de uma banca de seleção formada, será realizada a partir da análise do Curriculum Vitae ou Curriculum Lattes e da Carta de Intenção, sendo aprovados os candidatos que obtiverem maior pontuação na soma total dos pontos das duas análises.

O curso de Alfabetização e Letramento tem como público alvo docentes das áreas de Pedagogia e de Letras, estendendo-se a coordenadores de escolas da rede pública municipal e/ou estadual de ensino e a outros docentes interessados nos campos da alfabetização e do letramento.

Os profissionais devem ser portadores de diploma de Licenciatura. Com uma carga de 510 horas, a especialização será oferecida para os pólos estaduais de apoio presencial à UAB de Brumado, Esplanada, Ilhéus, Juazeiro e Mundo Novo, cada um com 45 vagas.

Já o curso de Direitos Humanos e Contemporaneidade é voltado para docentes do Ensinos Fundamental, Médio e Superior, profissionais do Direito, gestores públicos, sujeitos de direito e ativistas/defensores de direitos humanos, portadores de diploma superior. Serão 442 horas de aula, ofertadas para os pólos localizados em Itaberaba, Salvador, Seabra, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista, cada um com 45 vagas.

A especialização em Gênero e Sexualidade, por sua vez, pode ser feita por profissionais da área da Educação graduados em qualquer área do conhecimento. Com 476 horas de aula, o curso será ofertado para os candidatos dos pólos situados em Feira de Santana, Lauro de Freitas, Esplanada, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.

Sobre a UAB – A Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema integrado por universidades públicas que oferta cursos de nível superior, visando facilitar o ingresso à educação para as camadas da população que têm dificuldade de acesso ao ambiente acadêmico universitário. A universalização do acesso ao ensino conta com o uso da metodologia da Educação à Distância (EAD) como ferramenta facilitadora, bem como apóia pesquisas em modalidades inovadoras de Ensino Superior em Tecnologias de Informação e Comunicação.

COMPARTILHAR