Agricultores familiares de Irecê são capacitados em Agroecologia

Agricultores familiares da comunidade de Itapicuru, no município de Irecê, estão participando, até esta quinta-feira (28), do Curso de Agroecologia realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), com o apoio da Cooperativa Agropecuária dos Agricultores Familiares da Região de Irecê (Cooafri). O objetivo é promover uma agricultura com sustentabilidade e viabilizar a produção de alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos e adubos químicos.

A capacitação está sendo realizada na Escola José Francisco Nunes, na comunidade de Itapicuru, em Irecê, e é voltada, principalmente, para agricultores familiares que praticam a agricultura convencional, com o uso de agrotóxicos, mas pretendem migrar para uma agricultura de base agroecológica, sem os venenos agrícolas.

O curso, que iniciou nesta terça-feira (26), está sendo ministrado pelo engenheiro agrônomo e especialista em Agroecologia da Bahiater/SDR, Edvaldo Reinaldo. Entre os temas abordados estão a importância da agroecologia para a agricultura familiar, orientações sobre o manejo ecológico do solo e técnicas de produção agroecológica.

A programação contou ainda com a realização de aula prática, que incluiu a produção de aproximadamente 0,8 toneladas de húmus, por meio da compostagem e a produção de biofertilizantes, recomendados na produção agroecológica.

COMPARTILHAR