Com chegada da chuva, volume de água em cachoeiras da Chapada Diamantina impressiona

Com a chegada da chuva, o volume de água nas cachoeiras da região da Chapada Diamantina, na Bahia, tem impressionado as pessoas que vão ao local, inclusive os turistas. Segundo moradores, começou a chover forte em algumas cidades da região no último fim de semana.

No município de Ibicoara, no sul da Chapada, a cachoeira do Buracão, uma das mais famosas da Chapada Diamantina, está com grande volume de água desde a segunda-feira (13). Os moradores da região informaram ainda que começou a chover forte na cidade na noite de domingo (12).

Grande volume de água na Cachoeira do Buracão, na Chapada Diamantina, após chover forte na região

A trilha para conhecer a cachoeira, que tem 85 metros de altura, tem sido feita apenas no trajeto por cima, já que para chegar até a queda d’água os visitantes precisam entrar no cânion do rio ou passar por estreita ponte e por pedras, o que se torna perigoso com grande volume de água.

Em Morro do Chapéu, no norte da Chapada, a cachoeira do Ferro Doido, a mais famosa da cidade, também tem grande volumde na queda de água. Ela está localizada a cerca de 18km da cidade. Ainda conforme moradores, durante a maior parte do ano a cachoeira tem pouca água. Dependendo da época, aparecem quatro quedas que se parecem com uma escada, até desembocar em um cânion, seguindo ao encontro com o rio Jacuípe.

A cachoeira fica na área de preservação ambiental do monumento do Ferro Doido, criada em 1998, e tem no ponto mais alto, 98 metros de queda d’água. O nome Ferro Doido, criado por garimpeiros de diamantes, indicava a dificuldade de se trabalhar na área devido à presença de grandes blocos de arenito sobre o cascalho.

Em Rio de Contas, a cachoeira Brumado também está com grande volume de água. Choveu forte no município na segunda-feira. A cachoeira tem a maior queda d’água da cidade, com cerca de 90 metros em 4 saltos.

Na metade da Estrada Real, que fica no caminho entre Rio de Contas e Livramento, dá pra ver da pista a enorme queda d’água.

COMPARTILHAR