Entregue nova ala de UTI em hospital de Brumado

Mais qualidade nos serviços de saúde para cerca de 160 mil baianos é o novo legado que o governador Rui Costa entregou para a população do Centro-Sul Baiano nesta quinta-feira (21). O chefe do executivo inaugurou a nova ala da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, localizado em Brumado. A partir de agora, o hospital passa a contar com dez leitos de UTI adulta e mais dez de UTI Neonatal.

“Com esses novos leitos, o hospital de Brumado passa a poder realizar diversos procedimentos cirúrgicos de alta complexidade, que antes não estava habilitado a fazer, por não ter uma UTI de retaguarda. Estas unidades, tanto a adulta, quanto a neonatal, vai ajudar a salvar muitas vidas”, destacou o governador.

A unidade hospitalar é considerada de médio porte e faz parte da Rede de Atenção às Urgências e da Rede Cegonha da Região de Saúde de Brumado. O hospital oferece serviços de urgência, atendimento à gestação de alto risco, atenção às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, além de apoio diagnóstico e terapêutico.

O Hospital Municipal de Brumado realiza 70 mil atendimentos por ano, incluindo 60 partos por mês. Segundo o diretor-geral da unidade, Bruno Andrade, os equipamentos fortalecem o acesso integral da população à saúde. “Com a abertura desses leitos, a população fica melhor assistida no que tange a alta complexidade e vai ficar mais fácil o acesso a serviço de qualidade. Além disso, passamos a ter possibilidade de abertura de novos serviços na região em um futuro próximo, como procedimentos de cardiologia intervencionista e neurocirurgia. Ofertas que só serão viabilizadas em função da instalação desses leitos de UTI que foram inaugurados”, explica.

O hospital atende a demandas de 21 municípios, entre eles Araçatuba, Barra da Estiva, Contendas do Sincorá, Dom Basílio, Guajeru, Ibicoara, Ituaçu, Jussiape, Malhada de Pedras, Rio de Contas, Tanhaçu, Maetinga, e Presidente Jânio Quadros.

Policlínica

O governador Rui Costa aproveitou a oportunidade para falar sobre a possibilidade de implantação de uma policlínica em Brumado. “Amanhã [sexta, dia 22], inauguro em Jequié a quarta policlínica do estado, e no primeiro semestre do ano que vem entrego mais seis, totalizando dez unidades na Bahia. Aqui em Brumado estamos buscando chegar a um entendimento entre prefeitos de municípios da região. Ainda hoje iremos nos reunir para tratar do assunto. O critério básico para a implantação das policlínicas é reunir um consórcio com os municípios que some algo em torno de 500 mil habitantes”, explicou Rui, que, também na sexta-feira (22), assinará um protocolo de intenções com cidades da macrorregião de Vitória da Conquista, para a construção de mais uma policlínica.

Infraestrutura

O governador Rui Costa também inaugurou em Brumado a pavimentação da via que liga a sede do município ao Instituto Federal da Bahia. No local trafegam cerca de 120 veículos por dia e a obra realizada em trecho de pouco mais de um quilômetro leva mais segurança para quem precisa transitar diariamente no local.

A obra vai beneficiar mais de 98 mil habitantes da região, distribuídos entre Aracatu, Malhada de Pedra, Dom Basílio e Brumado.

Certificado Ambiental Rural e Piscicultura

Na oportunidade, Rui realizou a entrega de 2.140 certificados de Cadastro Ambiental Rural (CAR) para agricultores do município, um investimento de aproximadamente R$ 154 mil. O documento é obrigatório para todos os imóveis rurais e contribui para o monitoramento, planejamento Ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

A inscrição no cadastro também é exigida para que os agricultores familiares consigam crédito agrícola nas instituições financeiras.

O dia de entregas em Brumado incluiu ainda a disponibilização de 100 mil alevinos, filhotes de peixe do tipo tambaqui para cerca de 400 famílias da zona rural. A intenção é promover a produção de alimentos e introduzir a piscicultura como uma nova atividade produtiva na região.

Saúde

Desde a última terça-feira (21), Brumado recebe a Feira de Saúde, promovida pela Secretaria de Saúde do Estado, que oferece atendimento odontológico e oftalmológico à população. O serviço de oftalmologia foi disponibilizado para 2 mil pessoas e o odontológico para mil pessoas.

Também foi realizada a doação de óculos para adultos e crianças que tiveram a indicação sinalizada durante a consulta. Os idosos que apresentaram indicação cirúrgica tiveram suas cirurgias agendadas durante a Feira.

Na área de odontologia, foram feitas restaurações, cirurgias de baixa complexidade, tratamento de canal, entre outros serviços. Próteses dentárias foram disponibilizadas para os pacientes que tiveram a necessidade constatada.

O governador entregou, ainda, cinco ambulâncias para os municípios de Calculé, Bom Jesus da Serra, Anagé, Botuporã e Ibiassucê.

COMPARTILHAR