Gestores dialogam sobre Educação com representantes da Finlândia

Os projetos que vêm sendo desenvolvidos nas escolas estaduais, no âmbito do Programa Educar para Transformar, foram apresentados, nesta sexta-feira (16), a representantes do Ministério da Educação da Finlândia, durante reunião com gestores da Secretaria da Educação do Estado, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Os gestores finlandeses, Humberto da Veiga e Lotta Riekki, também falaram sobre o Programa de Desenvolvimento Educacional “ABC – FENNICA”, que é desenvolvido no país.

Os gestores estaduais falaram sobre a complexidade da rede, que tem mais de 800 mil estudantes matriculados na Bahia, Estado que tem, inclusive, a maior população rural do país, segundo o IBGE, com mais de 3 milhões de habitantes. Neste contexto, apresentaram as ações desenvolvidas pelo Estado para garantir o acesso dos estudantes às políticas públicas da Educação nos 417 municípios baianos.

Dentre os temas apresentados aos visitantes, destacam-se os projetos de Ciência, Esporte, Arte, Cultura, Empreendedorismo e Inovação que são desenvolvidos nas escolas estaduais, com o objetivo de dinamizar o ambiente escolar e promover o protagonismo estudantil. Os gestores estaduais também falaram sobre o funcionamento da Educação Integral e a formação de professores.

A diretora de Educação e Suas Modalidades da Secretaria da Educação, Rowenna Brito, falou sobre a importância do encontro. “Nesta troca de experiências entre a Bahia e a Finlândia houve um diálogo para ampliar as boas práticas da rede estadual de educação”, ressalta.

COMPARTILHAR