Hospital Regional de Juazeiro orienta profissionais sobre NR-32

Profissionais do Hospital Regional de Juazeiro estão participando de uma série de capacitações, entre elas: NR-32: Proteção à saúde e segurança na unidade hospitalar.

O engenheiro de Segurança do Trabalho, Claúdio Estevão, destaca que a Norma Regulamentadora NR-32 é responsável por definir as medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, ou daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde.

“Nosso objetivo em reunir os funcionários e falar sobre a NR-32 é garantir a segurança e a proteção dos trabalhadores que atuam em estabelecimentos destinados à prestação de assistência à saúde e não se aplica somente a médicos e enfermeiros, mas a qualquer trabalhador, inclusive administrativo, que tenha contato com riscos biológicos de contaminação”. Estevão, afirma que não adianta apenas comprar os equipamentos de proteção, é preciso também orientar e fiscalizar o funcionário para seu uso.

Além de determinar procedimentos hospitalares, a NR-32 também rege o comportamento dos profissionais da área, indicando a obrigatoriedade do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e a proibição do uso de adornos.

A NR-32 é definida como a norma que cuida da saúde dos profissionais da área da saúde, bem como aqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral. A norma foi criada para constituir diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção específicas aos trabalhadores do setor.

Os participantes do treinamento sinalizam que as informações são essenciais para o trabalho de prevenção, por isso defenderam que a responsabilidade de divulgar a NR- 32 entre os profissionais da unidade.

COMPARTILHAR