Lula possui menções mais expressivas no Nordeste, revela pesquisa CNI/Ibope

As menções ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que lidera pesquisa de intenção de voto estimulada divulgada nesta quinta-feira, 28, pela CNI/Ibope, com 33%, são mais expressivas no Nordeste. Na pesquisa estimulada, 54% dos entrevistados na região dizem que votariam em Lula. O ex-presidente petista possui 32% das intenções de voto no Norte/Centro-Oeste; 25% no Sudeste; e 22% no Sul do País.
De acordo com a pesquisa, Lula se destaca em municípios com até 50 mil habitantes e no interior e suas citações aumentam conforme diminui a escolaridade e a renda familiar do eleitor.

Já o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), que aparece em segundo lugar no cenário com Lula, com 15% das intenções, apresenta 17% no Norte/Centro-Oeste, no Sudeste e no Sul, cada um, e 7% no Nordeste. Sem Lula, Bolsonaro lidera a pesquisa estimulada, com 17%, e sobe para 21% das intenções de voto no Sul; 19% no Norte/Centro-Oeste e Sudeste; e 10% no Nordeste.

As intenções de voto em Bolsonaro, segundo a pesquisa CNI/Ibope, são mais significativas entre homens e aqueles com até 34 anos. Diferente de Lula, Bolsonaro é mais citado conforme aumenta a escolaridade e a renda familiar dos eleitores.

As intenções de voto em Marina Silva (Rede), por sua vez, são mais elevadas nas regiões Norte/Centro-Oeste, com 10%, e no Nordeste, com 9%. No cenário com Lula, Marina possui 6% das intenções de voto no Sudeste e Sul, cada um.

No cenário sem Lula, Marina aparece empatada tecnicamente com Bolsonaro em segundo lugar, com 13%, e cresce para 17% no Norte/Centro-Oeste, 16% no Nordeste, 11% no Sudeste e se mantém com 6% no Sul do País.

Sem Lula, as intenções de voto em Marina ultrapassam as de Jair Bolsonaro entre as mulheres, no Nordeste e entre os entrevistados com renda familiar até um salário mínimo e os com grau de instrução até a quarta série do ensino fundamental.

COMPARTILHAR