Manual de Policiamento Turístico é reconhecido nacionalmente

Com o objetivo de criar uma doutrina e padronizar ações de policiamento voltado para visitantes, a Polícia Militar da Bahia, lançou o Manual de Policiamento Turístico, que foi reconhecido e adotado, na última terça-feira (19), pela Fundação Biblioteca Nacional, do Ministério da Cultura. Fruto de um ano de pesquisa, o documento agora fará parte do acervo da instituição.

O Manual foi criado a partir de uma monografia produzida pelo major PM Ubiraci Muniz, atualmente comandante da 42ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/ Lençóis), em 2005, com título “O Papel da Polícia Militar na Proteção do Turista no Centro Histórico de Salvador”.

Policiais do Batalhão Especializado em Policiamento Turístico (Beptur), que atuam em grandes eventos como jogos esportivos e o Carnaval, além de pontos estratégicos com grande fluxo de turistas, seguem as doutrinas do documento.

Este foi o primeiro, dos quatro volumes previstos para o Manual. Além de abordar doutrinas específicas, a compilação também tratará de legislação e sociologia.

COMPARTILHAR