Municípios do semiárido terão novo centro de reprodução animal

O Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), assinou, na última sexta-feira (27), ordem de serviço para ampliação e reforma da infraestrutura do Centro de Reprodução Animal de Caprinos e Ovinos do município de Andorinha, no Território Piemonte Norte do Itapicuru, no valor de R$ 812 mil.

Os recursos, oriundos do Pró-Semiárido, projeto executado pelo governo estadual a partir de acordo de empréstimo com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), serão aplicados na reforma das instalações, construção de cisternas de captação de águas, aquisição de equipamentos e materiais para o laboratório, equipamentos para produção de forragens, de insumos e produção de forragens para alimentação dos reprodutores; além de animais reprodutores e assessoria técnica para gestão administrativa e financeira.

Os serviços de ampliação vão beneficiar 748 agricultores familiares dos municípios de Itiúba, Monte Santo, Uauá e Andorinha, que também receberão capacitação técnica.

Segundo o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, a ação tem o objetivo de proporcionar a agregação de valores na produção e comercialização dos produtos derivados de caprinos e ovinos de diversos municípios da região do Piemonte Norte do Itapicuru. “O objetivo não é somente adquirir insumos produtivos, como a aquisição de animais reprodutores, mas promover o desenvolvimento para as pessoas terem mais condições de trabalho e renda”.

O presidente da Central das Associações da Agricultura Familiar do Município de Andorinha, Leandro Gonçalves, destacou que o novo centro vai “melhorar a qualidade do rebanho, acabando com o atravessador, que agora terá que pagar um preço justo para o pequeno produtor”.

COMPARTILHAR