O Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou nesta segunda-feira (13) a redução da taxa máxima de juros cobrada nos empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS. A redução visa beneficiar os segurados que precisam de empréstimos e já sofrem com a baixa renda. Com a nova redução, os juros para empréstimos consignados convencionais cairão de 2,14% ao mês para 1,70%, enquanto que para cartão de crédito consignado passará de 3,06% para 2,62%.
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito em que o valor é descontado diretamente na folha de pagamento ou benefício do contratante. Essa forma de empréstimo costuma ter taxas de juros mais baixas do que outros tipos de empréstimos, uma vez que as parcelas são garantidas pela renda fixa do segurado.
Segundo informações do Ministério da Previdência Social, cerca de oito milhões de beneficiários do INSS possuem algum contrato ativo de consignado. É importante ressaltar que as novas taxas de juros só serão aplicadas em novos contratos, os contratos antigos continuam com as taxas antigas.
A redução da taxa de juros para empréstimos consignados é uma medida positiva que visa ajudar aposentados e pensionistas a lidar com suas despesas, em momentos de crise financeira. A decisão foi tomada após discussões do Conselho Nacional da Previdência Social, que é composto por representantes do governo, aposentados, empresas e trabalhadores.
O Ministro da Previdência, Carlos Lupi, afirmou que “baixar os juros é a bandeira do nosso governo, e no que depender do Ministério da Previdência, estaremos sempre prontos para ajudar!”. Essa medida pode trazer um alívio financeiro para milhões de segurados do INSS que precisam recorrer a empréstimos para lidar com suas despesas.
As novas taxas de juros entrarão em vigor assim que for publicada no “Diário Oficial da União” uma instrução normativa, o que deve acontecer na quarta-feira (15). É importante que os segurados do INSS estejam atentos às novas regras e avaliem as condições antes de realizar qualquer empréstimo.






