Os beneficiários do Auxílio Brasil que tiveram descontos indevidos de empréstimo consignado ou que não reconhecerem a contratação dessa modalidade com desconto em folha, podem solicitar o cancelamento do empréstimo.
É necessário ligar para o canal de atendimento do Ministério da Cidadania, pelo número 121, para verificar em que instituições financeiras seus contratos foram celebrados para, então, solicitarem o ressarcimento.
Caso o cidadão identifique algum desconto incorreto em seu benefício na Caixa Econômica Federal, o banco solicita que a pessoa se dirija a uma agência com CPF e documento de identificação com foto para que seja providenciada a correção. Segundo a instituição, não haverá nenhuma cobrança por isso.
A Caixa Econômica Federal informou que vai cancelar os descontos indevidos. Para isso, no entanto, o cidadão precisa fazer o pedido.
Para as pessoas que não solicitaram o empréstimo, mas estão com os descontos programados no extrato do benefício, a Caixa informa que “será providenciada a correção necessária”, caso o crédito tenha sido tomado por meio do banco estatal.
Sete dias para desistir do crédito
Os beneficiários que não querem mais o dinheiro têm até sete dias para desistir do empréstimo, contados a partir da liberação do dinheiro.
Já no caso de quem sofreu um empréstimo indevido, o cidadão deve, primeiramente, ligar para o 121, do Ministério da Cidadania, a fim de identificar a instituição financeira que concedeu o crédito. É preciso informar o CPF. Depois de receber a informação sobre o banco, é necessário fazer contato diretamente com a instituição.
Caso o contrato tenha sido fechado com a Caixa Econômica Federal, o cancelamento é feito diretamente nas agências. É necessário levar CPF e um documento com foto.
O cancelamento de quem pediu o consignado, mas se arrependeu, exige que o dinheiro emprestado não tenha sido retirado.






