Santa Casa de Ruy Barbosa inaugura importantes serviços nesta sexta-feira (01)

A população vai passar a ter acesso ao Serviço de Parto Normal seguindo as diretrizes da Rede Cegonha e Acolhimento por Classificação de Risco na Emergência

A Santa Casa de Ruy Barbosa vai inaugurar, nesta sexta-feira (01), o Serviço de Parto Normal (SPN) seguindo os preceitos da Rede Cegonha e Acolhimento por Classificação de Risco na emergência.

Para isso, no último sábado (26), aconteceu reunião sobre a implantação do SPN, estando presentes, além do Provedor Neuberth Lima e equipe assistencial da Santa Casa, o Prefeito Cláudio Serrada, a Secretaria Municipal de Saúde Maristela Alencar e Manoel Henrique de Miranda, especialista em Políticas de Assistência à Mulher e Obstetrícia Neonatal.

O SPN é fruto de contrato firmado com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e conta com 3 quartos PPP, que são individualizados com banheiro para acolher a gestante no pré-parto, parto e pós-parto. A previsão é realizar 40 partos por mês, seguindo os critérios de acolhimento, que inclui, além do cuidado com a ambiência, garantia do direito a acompanhante durante todo o processo, humanização das condições do partejar e respeito à individualidade de cada mulher, cumprindo as diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde e Rede Cegonha. O atendimento é realizado através do Sistema Único de Saúde (SUS) e as gestantes serão encaminhadas pela Atenção Básica e atendidas pelo enfermeiro obstetra e pela equipe multidisciplinar da Santa Casa.

Já o serviço de Acolhimento por Classificação de Risco será implantado na emergência da Santa Casa e pretende melhorar o fluxo de atendimento da unidade hospitalar. O protocolo é seguido mundialmente e institui cores de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento do paciente, sendo vermelho para emergência (atendimento imediato devido ao risco de morte), laranja para muito urgente (casos graves que necessitam de atendimento rápido), amarelo para urgência (atendimento rápido, mas que pode aguardar), verde para casos pouco urgentes (menos grave, deve aguardar o atendimento médico), e azul para não urgências (menor complexidade e sem problemas recentes, pode aguardar o atendimento). Dessa forma, a Classificação de Risco identifica, após uma triagem baseada nos sintomas, os pacientes e os direciona ao atendimento de acordo com o tempo de espera recomendado pelo protocolo.

Neuberth Lima comemora: “A implantação desses dois serviços é um grande avanço para a nossa Santa Casa e vem para beneficiar não só a população de Ruy Barbosa, mas de toda a região. Estamos seguindo modelos nacionais e internacionais para a boa prática do atendimento aos nossos pacientes e pretendemos nos tornar referência na Bahia, servindo de modelo para outras unidades hospitalares”.

Clique aqui e participe do nosso Grupo no WhatsApp