O programa habitacional Minha Casa Minha Vida, do governo federal, anunciou no último ano a isenção do financiamento para milhões de beneficiários.
Essa medida foi de grande alívio para aqueles que vinham pagando pequenas parcelas ao longo de muitos anos, e que agora estão desobrigados de continuá-las.
Retomada e expectativas para o Minha Casa Minha Vida
Em 2023, o programa Minha Casa Minha Vida foi retomado sob a coordenação do Ministério das Cidades com grandes planos.
O objetivo é que, até o ano de 2026, sejam financiados cerca de 2 milhões de imóveis por meio deste sistema.
Para realizar essa meta, várias obras foram reiniciadas e novas funcionalidades foram anunciadas.
Quem tem direito a isenção no Minha Casa Minha Vida?
O programa Minha Casa Minha Vida é estruturado em diferentes faixas de renda, sendo que cada faixa tem acesso a diferentes benefícios relacionados à taxa de juros e a disponibilização de subsídios. No entanto, a gratuidade anunciada pelo governo no ano passado não se pauta na faixa de renda do beneficiário, e, sim, nos benefícios assistenciais que a pessoa recebe.
Com isso, foram liberadas da obrigação do pagamento da casa aquelas pessoas que recebem o Bolsa Família ou o Benefício de Prestação Continuada (BPC), desde que o contrato de financiamento esteja no nome dessa pessoa.
Não é necessário solicitar a gratuidade
Aqueles que cumprem as condições estabelecidas e recebem o Bolsa Família ou BPC não precisam solicitar a isenção do financiamento no Minha Casa Minha Vida. O procedimento é feito de forma automática, por meio do cruzamento de dados e informações.
Funciona da seguinte forma: o sistema verifica se o nome do beneficiário do financiamento consta no Cadastro Único. Caso essa pessoa receba algum dos benefícios sociais acima mencionados, ela terá a remissão automática das parcelas do financiamento. Essa condição vale tanto para quem já iniciou o financiamento quanto para aqueles que ainda irão iniciar a aquisição de sua casa própria.
A medida do governo foi uma grande conquista para milhões de brasileiros que sonhavam com a casa própria e que agora têm a chance de realizá-lo sem o peso das parcelas do financiamento habitacional.