Pix por aproximação: veja como vai funcionar a novidade, a partir da semana que vem

A partir da próxima semana, o Pix por aproximação estará disponível no Brasil, com anúncio oficial previsto para segunda-feira, 4 de novembro, conforme informou o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

A novidade permitirá aos usuários realizarem transferências apenas aproximando o celular de uma máquina de cartão, e o pagamento será feito com o uso de senha ou reconhecimento facial, de maneira semelhante ao que já é feito com cartões de crédito. Além disso, também será implementado o Pix agendado, recurso que permitirá programar pagamentos para datas futuras.

Pix por aproximação
Pix por aproximação

Campos Neto explicou que o Pix por aproximação funcionará de forma similar à carteira digital, como a Google Wallet, onde hoje é possível armazenar cartões de crédito e efetuar pagamentos por aproximação com o celular. A implementação da obrigatoriedade do Pix por aproximação será gradual: instituições que realizam a maior parte das operações de pagamento deverão disponibilizar a funcionalidade a partir de novembro deste ano, enquanto outras terão até janeiro de 2026 para implementá-la. Instituições financeiras que desejarem oferecer o novo serviço deverão adotar o sistema de comunicação NFC para viabilizar a tecnologia de aproximação.

O Banco do Brasil já saiu na frente com o serviço, em parceria com a Cielo, iniciando um projeto-piloto para seus clientes em Brasília e São Paulo. Com essa funcionalidade, clientes do BB podem fazer compras em estabelecimentos habilitados apenas aproximando o celular da maquininha da Cielo. Para pagamentos de até R$ 200, basta abrir o aplicativo e autenticar no app; para valores superiores, será necessário digitar a senha do Pix tradicional.

Outra novidade, o Pix agendado, estará disponível a partir de segunda-feira, 28, permitindo que pagamentos recorrentes, como mesadas, doações ou serviços, sejam programados para datas específicas. Segundo resolução do Banco Central publicada em dezembro de 2023, todos os bancos deverão oferecer o Pix agendado.

Clique aqui e participe do nosso Grupo no WhatsApp