O governo federal estuda uma medida que pode acabar com a exigência de aulas em autoescola para quem deseja tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A proposta foi anunciada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, e ainda precisa ser analisada pelo presidente Lula antes de ser colocada em prática.
A ideia é reduzir os custos e tornar o processo mais acessível. Com a mudança, o candidato continuará sendo obrigado a passar na prova prática do Detran, mas poderá aprender a dirigir de outras formas, sem a necessidade de cumprir carga horária obrigatória em autoescola.
Leia também:
Segundo o ministério, o aprendiz poderá escolher entre contratar um instrutor autônomo, aprender com alguém de confiança ou seguir com as autoescolas tradicionais. Também será permitido usar um carro particular para o treinamento, desde que com o acompanhamento de um instrutor credenciado.
É importante lembrar que, embora a pessoa possa praticar em locais fechados, como garagens e condomínios, dirigir em vias públicas sem estar com um instrutor é infração de trânsito.
As mudanças, caso aprovadas, devem valer inicialmente apenas para as categorias A (moto) e B (carro de passeio).
O objetivo do governo é facilitar o acesso à CNH para a população de baixa renda e dar mais autonomia aos futuros condutores.