Ampliação do sistema de abastecimento de água de Ipirá está em fase final

Estão em fase final as obras realizadas pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) que vão garantir a ampliação da oferta de água tratada para a população de Ipirá. Já a partir do mês de abril, está previsto um incremento de 40% na vazão de distribuição de água, passando dos atuais 86l/s para 130l/s.

A ampliação do sistema de abastecimento do município representa um investimento de R$7,3 milhões, com recursos próprios, e contempla melhorias na captação, nas duas estações de bombeamento (elevatória) de água bruta no sistema de João Velho e na estação elevatória da zona alta da sede de Ipirá, por meio de substituição dos equipamentos existentes por outros de maior capacidade; além da substituição de dois quilômetros de adutoras de água bruta por outras de maior diâmetro.

Outras melhorias envolvem a construção de um novo reservatório com capacidade para armazenar 350 mil litros de água bruta; implantação de um equipamento com capacidade para bombear 120l/s da água desse reservatório para a estação de tratamento de água (ETA); e a implantação de um novo módulo de floculação e decantação para tornar mais eficiente o processo de tratamento.

“As obras em andamento visam contemplar vetores de crescimento de ocupação urbana no município, melhorando as instalações e a capacidade operacional da empresa; e dão resposta às demandas contempladas pelo contrato de programa que firmamos com o município de Ipirá, o que reitera o compromisso da Embasa na ampliação e na melhoria contínua de seus serviços”, afirmou o gerente da Unidade Regional de Itaberaba, Gustavo Lima.

Acesso a coleta e tratamento de esgoto

Em outubro do ano passado, Ipirá recebeu um sistema de esgotamento sanitário, implantando pela Embasa, capaz de cobrir 70% dos imóveis da sede municipal. O empreendimento, no valor de R$40 milhões, beneficiou cerca de 28 mil habitantes do município com acesso a coleta e tratamento adequado de esgoto doméstico, além de contribuir para a despoluição do riacho do Socesso, um afluente da bacia hidrográfica do rio Paraguaçu.

Clique aqui e participe do nosso Grupo no WhatsApp