Detran e Sesab discutem na Assembleia políticas públicas para redução de acidentes de motos

O planejamento das ações do Grupo Gestor de Prevenção aos Acidentes de Trânsito, recém-criado pelo governador Rui Costa, com foco nos motociclistas, foi tema da audiência pública, nesta terça-feira (17), na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa. O encontro teve a participação do secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, e do diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), Lúcio Gomes, coordenador e membro do grupo gestor, respectivamente.

A elaboração de políticas públicas para a redução de acidentes envolvendo veículos de duas ou três rodas, os efeitos das ocorrências no tráfego, nas áreas social e médica, e a necessidade da troca de informações entre as entidades ligadas ao setor dominaram os debates.

Para o secretário Vilas-Boas, “a epidemia do trânsito precisa ser combatida em um esforço conjunto, porque ela representa o maior problema de saúde pública no estado, com custos elevados e a superlotação dos leitos hospitalares por pacientes politraumatizados”. “O Detran prioriza as ações educativas e já dispõe do registro de acidentes pelo nosso aplicativo para smartphones, onde o cidadão pode contribuir na identificação dos locais com maior número de ocorrências e das características dos veículos”, afirmou o diretor Lúcio Gomes. O colegiado é composto também pelos secretários estaduais da Segurança, Educação, Infraestrutura e Comunicação Social, além dos presidentes do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde e da União dos Municípios da Bahia.

Clique aqui e participe do nosso Grupo no WhatsApp