A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica-VIEP vem a público prestar esclarecimentos a toda a população Ipiraense acerca do ocorrido em relação ao paciente idoso, sexo masculino, de 79 anos de idade, que deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento – UPA Genário Libório, no dia 05 de abril do corrente ano.
O referido buscou a Unidade citada apresentando dispneia e diarreia, com histórico de comorbidades. Apresentava-se afebril e sem tosse.
No dia seguinte (06/04) deu nova entrada na unidade devido ao agravamento do quadro respiratório, e com isso foi solicitada vaga em UTI adulto por meio da Central Estadual de Regulação de Leitos pelo médico plantonista, não obtendo retorno da Regulação Estadual durante toda a permanência na unidade.
Na madrugada do dia 08 de abril o paciente veio a óbito e por se tratar de evolução com piora significativa do quadro respiratório, a VIEP, orientada pelos protocolos do Ministério da Saúde realizou coleta de exame para investigação de COVID 19 após o óbito, enviando-a imediatamente ao Laboratório Central da Bahia – Lacen, e seguirá aguardando o resultado para conclusão do caso.
Na oportunidade, esclarecemos que no momento NÃO HÁ NENHUM PACIENTE COM SUSPEITA DE COVID-19 NA UPA DE IPIRÁ.