Mais de 400 mil trabalhadores ainda não foram sacar o Abono Salarial do Pis/Pasep referente ao ano-base de 2020. Se você faz parte deste grupo, o prazo para recebimento é até o dia 29 de dezembro de 2022.
De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, benefício já foi feito a 25.540.162 pessoas.
O Abono Salarial é pago para profissionais que trabalharam com registro formal por pelo menos 30 dias no ano-base de referência e estar inscrito no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos.
Para saber se você tem algum valor a receber, é preciso acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Outra opção é acessar o site. Também é possível fazer a consulta pelo telefone 158.
Os trabalhadores da iniciativa privada que fazem jus ao PIS também podem fazer a consulta por meio dos aplicativos Caixa Trabalhador e Caixa Tem, além do Portal do Cidadão. Há também o atendimento pelo Caixa ao Cidadão, no telefone 0800-726-0207.
O trabalhador com direito ao Pasep ainda pode ligar para a central de atendimento do Banco do Brasil 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-729-0001 (interior). Outra forma de consultar o Pasep é pela internet, acessando Consulte seu Pasep.
COMO SACAR?
Trabalhadores com conta-corrente ou caderneta poupança na Caixa ou no Banco do Brasil recebem o crédito diretamente em conta. Os demais podem procurar os bancos para o saque, levando um documento de identificação oficial com foto e o número do PIS/Pasep. Esse número pode ser checado no site do Meu INSS, pelo Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), no aplicativo do FGTS e no aplicativo Caixa Trabalhador.
Quem tem poupança social digital da Caixa pode movimentar o valor pelo aplicativo Caixa Tem.
Também é possível sacar usando o Cartão do Cidadão com a senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas e postos Caixa Aqui, de acordo com o calendário de pagamento.






