Novidades sobre os programas Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida para 2023

O ano de 2023 começou com diversas mudanças devido ao início de um novo governo no cenário federal.

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), promoverá uma serie de ações, em especial, nos programas sociais como Auxílio Brasil e Casa Verde e Amarela, que passaram a ser chamados pelos seus antigos nomes, Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida.

Mas as mudanças não devem ocorrer só nos nomes dos programas.

Com valor de R$600,00, o Bolsa Família, vai ter um acréscimo de R$150,00 para cada criança com idade de até seis anos.

Outras ações que vão ocorrer no Novo Bolsa Família são Pente-Fino na base de beneficiários, reavaliação dos beneficiários no CadUnico e alteração de algumas regras do programa.

De acordo como Ministro de Desenvolvimento social, Wellington Dias, o ministério vai trabalhar junto com o IBGE para revisar a população inscrita no benefício. “Vamos trabalhar uma espécie de censo especial para o cadastro”– disse o ministro.

Ainda de acordo com Dias, ainda não é possível afirmar quantas pessoas vão deixar o programa.

Desde a implementação do Auxílio Emergencial durante a pandemia, fraudes ou erros em benefícios sociais têm sido recorrentes e especialistas dizem que é necessário aprimorar o cadastramento dos beneficiários. O número de famílias com um único integrante no cadastro aumentou em 5 milhões em apenas 11 meses.

Minha Casa Minha Vida

Na próxima sexta-feira (20), o presidente Lula vai relançar o programa Minha Casa Minha Vida durante uma viagem na Bahia. O programa é uma das prioridades do seu 3º governo.

Na manhã de ontem (14), o Ministro da Casa Civil, Rui Costa, esteve na Bahia para para vistoriar residenciais do programa Minha Casa, Minha Vida, que serão entregues em breve nas cidades de Feira de Santana e Santo Amaro.

Clique aqui e participe do nosso Grupo no WhatsApp