Itaberaba e Boa Vista do Tupim registram casos suspeitos de Monkeypox

A Bahia confirmou mais um novo caso de Monkeypox nesta terça-feira (9). O registro é de um indivíduo residente em Salvador. Com estas confirmações, a Bahia totaliza 20 casos da doença, sendo 14 em Salvador, 02 em Santo Antônio de Jesus; 01 em Cairu; 01 em Conceição do Jacuípe; 01 em Ilhéus e01 em Mutuípe. Além dos confirmados, a Bahia tem notificados 178 suspeitos.

Itaberaba e Boa Vista do Tupim

Na região, as cidades de Itaberaba e Boa Vista do Tupim concentram 8 casos suspeitos da doença. De acordo com informações do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde – CIEVS – Bahia, através do Boletim divulgado nesta terça-feira (09), o município de Itaberaba já contabilizou 07 casos suspeitos de Monkeypox. 03 dos casos ja foram descartados e 04 ainda continuam em investigação.

O município de Boa Vista do Tupim registrou 01 caso suspeito.

O que é Monkeypox?

Monkeypox é uma zoonose viral, do gênero Orthopoxvirus, da família Poxviridae, que se assemelha à varíola humana, erradicada em 1980. A doença cursa com febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão. A infecção é autolimitada com sintomas que duram de 2 a 4 semanas, podendo ser dividida em dois períodos: invasão, que dura entre 0 e 5 dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa. A erupção cutânea começa entre 1 e 3 dias após o aparecimento da febre e tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões.

Clique aqui e participe do nosso Grupo no WhatsApp