No início desta semana, um cientista identificou a passagem de um objeto incomum nos campos de visão LASCO C2 E C3 da sonda espacial Soho.
O que mais chamou a atenção dos pesquisadores foi a maneira pela qual o objeto se afasta rapidamente do Sol.
A Soho já registrou a passagem de milhares de cometas, ao longo dos seus 27 anos de operação, mas, nenhum deles fazia uma curva tão fechada quando a desse misterioso objeto.
O fato curioso gerou uma serie de perguntas e os cientistas apontaram diversas evidencias e a resposta podem desapontar os fãs mais curiosos da Soho. Trata-se, apenas, de um pedaço de poeira.
Depois de todas as análises, os cientistas chegaram à conclusão que se trata de um objeto muito pequeno e que está muito próximo da sonda.
A equipe explicou, também que, durante a passagem de um micrometeorito, se formou uma pequena nuvem de detritos ao redor da Soho. Este é um evento muito comum e ocorre diversas vezes ao longo do ano.
A Soho , é uma sonda espacial não tripulada da Nasa e da Agencia espacial européia, e foi lançada ao espaço em dezembro de 1995, com a finalidade de estudar o Sol.
Esta sonda tem grande importância para a Astronomia, pois, só após o seu lançamento, foi possível ter estudos mais aprimorados sobre o “Clima Espacial” e como as atividades eletromagnéticas do Sol podem afetar a tecnologia na Terra.