CNH Gratis: Chevrolet vai pagar Carteira de Habilitação para mulheres que não tem recursos; veja como

De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), apenas 35% das Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) ativas no Brasil pertencem ao sexo feminino, o que evidencia uma desigualdade de gênero nas vias do país.

Preocupada com esse cenário, a Chevrolet, por meio de sua plataforma de comunicação do Tracker, tem destacado a temática em suas campanhas ao longo dos últimos anos. Agora, a montadora pretende ir além e lançar um projeto revolucionário para inspirar mulheres a conquistarem o documento, incluindo o financiamento de CNHs grátis para aquelas que não possuem recursos para obtê-lo.

Para concretizar esse projeto visionário, a Chevrolet conta com uma parceria de peso: a filósofa, escritora, mulher negra e importante voz na luta antirracista e feminista no Brasil, Djamila Ribeiro. Mesmo sendo uma figura pública respeitada, Djamila, aos 43 anos, é uma das mais de 57 milhões de mulheres no Brasil que ainda não possuem CNH. Contudo, ela decidiu mudar essa realidade e iniciar sua jornada rumo à obtenção do documento.

A iniciativa da Chevrolet busca empoderar as mulheres, ressaltando que a CNH representa não apenas a habilitação para dirigir, mas também a conquista da liberdade. A campanha tem o objetivo de desmistificar preconceitos presentes no trânsito, como o estereótipo de que as mulheres seriam menos habilidosas ao volante. De acordo com dados, apenas 6% dos acidentes em São Paulo são causados por mulheres, demonstrando que, ao dirigir, elas tendem a ser mais cuidadosas.

Chris Rego, diretora-executiva de Marketing da GM América do Sul, comentou sobre a importância dessa campanha: “Com essa campanha, queremos quebrar os preconceitos no trânsito. Por exemplo, só 6% dos acidentes em São Paulo são causados por mulheres, justamente por serem mais cuidadosas ao dirigir. Porém, 80% das pessoas que têm medo de dirigir, são mulheres. Essa comunicação vem para incentivar a todas a perderem esse medo e mostrar que o trânsito é lugar para todos”.

O projeto foi elaborado em conjunto com a Plano Feminino, uma consultoria de gênero e diversidade que trabalha com marcas para promover diálogos engajadores, representativos e livres de estereótipos. O mote da campanha é “Para quem dirige a própria vida”, ressaltando que ter a CNH é uma conquista fundamental para o empoderamento das mulheres.

A campanha contará com um filme nacional estrelado por Djamila e Marcos Mion, embaixador da marca Chevrolet, além de um grupo de influenciadoras que irão incentivar outras mulheres a seguirem o mesmo caminho. Também será lançada uma websérie com Djamila mostrando o passo a passo de como tirar a CNH.

CNH grátis para mulheres

A Chevrolet anunciou que apoiará uma ação de financiamento coletivo em parceria com a ONG Plano de Menina, vinculada ao Plano Feminino. Essa ONG trabalha com meninas de periferias, capacitando-as profissionalmente. A iniciativa busca oferecer uma oportunidade para mulheres que não possuem recursos financeiros de tirarem sua habilitação. Inicialmente, a Chevrolet irá aportar R$ 1 milhão nesse projeto e convida empresas e pessoas a contribuírem através de um site.

Com essa campanha de conscientização e o apoio ao financiamento coletivo para CNHs, a Chevrolet pretende dar um importante passo rumo à igualdade no trânsito e na sociedade como um todo, promovendo a liberdade e o empoderamento das mulheres brasileiras.

Clique aqui e participe do nosso Grupo no WhatsApp