Nove planos de saúde são suspensos no Brasil

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou a suspensão temporária da venda de nove planos de saúde devido a reclamações relacionadas à cobertura assistencial. A decisão é parte do Monitoramento da Garantia de Atendimento referente ao primeiro trimestre de 2024, que visa proteger os consumidores e garantir a qualidade dos serviços prestados.

A proibição começa a valer a partir do dia 9 deste mês e afeta nove planos de duas operadoras: Univida Coletivo Por Adesão – Apartamento, Univida Coletivo por Adesão Enfermaria, Univida Coletivo Por Adesão – Enferm C Cop, Univida Coletivo por Adesão Nacional Enferm – Cop, Univida Empresarial 3 – Apto, Diamante, Medical Ind 200, Prime 400 e Rubi. Esses planos só poderão voltar a ser comercializados para novos clientes se apresentarem melhorias nos resultados do monitoramento.

Nove planos de saúde são suspensos no Brasil
Nove planos de saúde são suspensos no Brasil – Foto: Pexels

Durante o período de 1º de janeiro a 31 de março de 2024, a ANS registrou um total de 57.887 reclamações. As queixas incluem descumprimento dos prazos máximos para consultas, exames e cirurgias, além de negativas de cobertura assistencial. O Monitoramento da Garantia de Atendimento acompanha o acesso dos beneficiários às coberturas contratadas, com base nas reclamações recebidas pela ANS e na quantidade de beneficiários.

Neste ciclo de monitoramento, não houve planos que tiveram a venda liberada. A ANS continua a atuar na proteção dos consumidores, garantindo que os planos de saúde cumpram com suas obrigações contratuais e ofereçam um serviço de qualidade.

Clique aqui e participe do nosso Grupo no WhatsApp