Uma doença misteriosa associada ao novo coronavírus tem sido amplamente noticiada pelos meios de comunicação nas últimas semanas, após inúmeros casos terem sido detetados em crianças de todo o mundo.
A patologia é descrita como se tratando de uma ‘síndrome inflamatória’, semelhante à doença de Kawasaki e à síndrome de choque tóxico.
E agora, os médicos alertam que a doença também está se manifestando em jovens conm idades entre 20 e 30 anos.
Segundo o jornal The Washington Post, Vários pacientes com pouco mais de 20 anos já foram hospitalizados com a doença nos Estados Unidos.
Assustadoramente, a patologia parece impactar mais severamente nos adultos, em comparação às crianças.
Em declarações ao Washington Post, Jennifer Lighter, médica pediatra de doenças infecciosas no NYU Langone, disse: “os doentes mais velhos apresentam um quadro mais grave”.
Soumya Swaminathan, médica e cientista-chefe da Organização Mundial de Saúde (OMS), disse em entrevista ao programa Andrew Marr Show, emitido pela BBC: “muito recentemente têm surgido casos de crianças que estão a ser internadas com uma síndrome estranha, algo que se assemelha a sépsis ou à doença de Kawasaki, e que provoca a inflamação dos vasos sanguíneos”.
“Todavia, ainda não está clara qual é a ligação entre a Covid-19 e esta síndrome. Isto porque há crianças que testam positivo para o novo coronavírus e não a desenvolvem”.
“A OMS já discutiu este tema com um grupo internacional de pediatras acerca da melhor forma de abordar a condição, e da necessidade de recolhermos mais dados. Também já instruímos os médicos para fornecerem informações em formato padrão para que possamos saber mais sobre esta síndrome o mais rapidamente possível”, disse a cientista.