Conab prevê safra recorde de 312 milhões de toneladas de grãos no Brasil

Dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) prevê uma safra recorde de 312 milhões de toneladas de grãos no Brasil. Segundo a companhia, o número é 15,3% maior do que foi obtido na produção de 2021 para 2022.

Os dados do primeiro levantamento da safra 2022/2023 foram divulgados pela companhia nesta quinta-feira (6). De acordo com a Conab, esse aumento na produção também se deve a um aumento na área destinada para plantio de grãos, que cresceu 2,9%, que representa cerca de 76,6 milhões de hectares, em relação ao último ciclo.

O coordenador do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária em Goiás (Ifag), Leonardo Machado, explica sobre as boas perspectivas de mercado ao analisar tal crescimento.

“Esse número que a gente ve no papel representa muito para um país que tem no agronegócio uma grande riqueza”, complementou o coordenador.
“A cada hectare que cresce e mais um trabalhador na propriedade rural, é mais um trabalhador no comércio, nos serviços relacionados ao agro, então é um efeito multiplicador”, disse Leonardo.

Veja a estimativa de cada um dos grãos na safra 2022/2023

  • Soja: estimativa de 152,4 milhões de toneladas, plantados em área de 42,98 milhões de hectares; 3,4% maior que na safra anterior;
  • Milho: estimativa de 126,9 milhões de toneladas, plantados em área 1,5% menor que na safra passada; perspectiva de crescimento de 14,6 na produção;
  • Arroz: queda na área plantada, mas estimativa de produção de 10,8 milhões de toneladas do grão;
  • Feijão: perspectiva que a safra atinja 2,96 milhões de toneladas;
  • Algodão: crescimento de 1,9% da área plantada, sendo destinados 1,63 milhão de hectares para a plantação da filha; estimativa de produção de 2,92 milhões de toneladas;
  • Trigo: Conab projeta a produção do cereal em 9,4 milhões de toneladas, sendo 22% maior em volume que a safra anterior.
Clique aqui e participe do nosso Grupo no WhatsApp