O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) concluiu na última quinta-feira (28) a quarta turma do curso de Capacitação em Prevenção e Combate a Incêndios Florestais realizado para 20 militares da Marinha do Brasil. A instrução aconteceu na Base Naval de Aratu. Ao todo, já são 72 militares capacitados pelo CBMBA desde a firmação da cooperação técnica entre as forças.
Na próxima semana, mais 20 militares serão capacitados pelo CBMBA e estarão aptos a atuarem no combate a incêndios florestais de forma mais técnica, conforme orientam os protocolos seguidos e padronizados pela instituição. “O treinamento é ministrado por nossos combatentes florestais à brigada da Base Naval de Aratu e é fruto de uma parceria que se renova a cada ação entre as forças.”, explicou o capitão BM Murilo Rocha, subcomandante do 11º Grupamento de Bombeiros Militar (11°GBM) de Itaberaba e membro do Grupo de Trabalho do Programa Bahia Sem Fogo, do Governo do Estado, gerido pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema).
Interior
Ainda na quinta (28), 22 Bombeiros Militares foram habilitados no curso de Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Publico (ETSP), organizado e executado pela Marinha do Brasil, por intermédio da Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Seguro.
O curso, que teve duração de duas semanas, com aulas teóricas e práticas, teve como finalidade proporcionar aos agentes públicos conhecimentos básicos sobre navegação, manobras com embarcações, primeiros socorros e condução de lanchas e motos aquáticas, capacitando os agentes a tripularem e conduzirem as embarcações disponíveis em seus órgãos de origem.
A capacitação também buscou fortalecer os laços de cooperação entre os órgãos municipais, estaduais e federais com sede no município de Porto Seguro e região.







