O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sofreu um acidente doméstico no Palácio da Alvorada neste sábado (19). Ele precisou ser atendido no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, após sofrer um ferimento na cabeça.
Segundo o boletim médico divulgado pela presidência, Lula sofreu uma queda que resultou em um “ferimento corto-contuso na região occipital”, que é a parte de trás da cabeça. Esse tipo de lesão é causada por impacto e envolve tanto corte quanto contusão.
Apesar do susto, o presidente está bem e já voltou ao Palácio da Alvorada. A expectativa é de que ele retome suas atividades normalmente na segunda-feira, dia 21, no Palácio do Planalto.
A equipe médica recomendou que Lula evite viagens aéreas de longa distância, mas liberou o presidente para exercer suas atividades diárias.
Por conta disso, ele não viajará mais para a Cúpula dos Brics, que acontece em Kazan, na Rússia, e participará do evento por videoconferência. Inicialmente, a previsão era que ele embarcasse neste domingo, dia 20.
Parte da equipe de apoio presidencial já está na Rússia, uma prática comum para garantir o sucesso das operações logísticas e de segurança.
No sábado, antes do acidente, Lula estava em São Paulo, onde participou de uma live ao lado de Guilherme Boulos, candidato do Psol à prefeitura de São Paulo. Mais tarde, ele retornou a Brasília, onde ocorreu o incidente.
O boletim médico foi assinado pelo Professor Dr. Roberto Kalil Filho e pela Dra. Ana Helena Germoglio, que acompanham o presidente.