Na Bahia, 13 cidades têm mais eleitores que habitantes; veja lista

Subiu para 13 o número de cidades da Bahia que têm mais eleitores do que habitantes com a nova estimativa populacional divulgada na semana passada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Levantamento realizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) mostra que, em todo o Brasil, são 308 cidades que registram a variação entre população e eleitorado. Pela pesquisa anterior, a Bahia tinha cinco cidades com mais votantes do que moradores – em todo o Brasil, eram 231 no estudo divulgado no primeiro semestre deste ano. No país, o aumento no número de cidades com a nova estimativa do IBGE foi de 33%. Na Bahia, a variação foi de 160%.

Os cinco municípios baianos apontados no levantamento anterior permanecem no atual: Maetinga, Serra Preta, Lajedão, Poriraguá e Ribeirão do Largo. Além deles, na nova lista estão Anagé, Barro Preto, Boa Nova, Caatiba, Guajeru, Itapé, Jussiape e Maracás. Entre os estados, Minas Gerais lidera, com 93 cidades, seguido por Rio Grande do Sul (31), Goiás (30) e São Paulo (28).

Diferença expressiva
Na Bahia, Maetinga tem a maior diferença entre eleitorado e população: 3.213 (são 6.790 votantes contra 3.577 moradores). A cidade tem a quarta maior diferença no Brasil, atrás da paraense Canaã dos Carajás (3.805), da potiguar Severiano Melo (3.460) e da pernambucana Cumaru (3.369). As quatro já apareciam entre as maiores no levantamento anterior da CNM. Serra Preta, com discrepância de 1.886, é a segunda na Bahia e a sexta no Brasil. Segundo a CNM, a diferença é explicada pela flexibilidade que o domicílio eleitoral possibilita, ao permitir ao cidadão morar em uma cidade e votar em outra. Veja abaixo a lista das 13 cidades da Bahia.

Clique aqui e participe do nosso Grupo no WhatsApp