Depois de tirar de linha as versões convencionais do Golf, a Volkswagen confirmou que deixará de oferecer no Brasil a configuração esportiva GTI, atualmente a única disponível no portfólio do hatch médio. Um dos ícones mais queridos da marca alemã, o GTI vai dar lugar ao híbrido Golf GTE, com estreia prevista para o fim deste ano no País via importação.
A produção do Golf GTI em São José dos Pinhais (PR) será mantida até o lançamento do GTE para atender a demanda, informa a VW. A montadora quer mais espaço na linha de montagem para o T-Cross. Na prática, o SUV compacto chegou no início deste ano para substituir a família Golf, cujas vendas têm caído ano a ano.
Não é exclusividade da Volks: em geral, a demanda por hatches médios despencou no Brasil por conta da crescente popularidade dos utilitários esportivos.
O Golf GTI foi a primeira versão comercializada no Brasil, onde estreou em 1994 na terceira geração, importado do México. Hoje está na sétima, com preço sugerido de R$ 151.530 e equipado com motor 2.0 turbo de 230 cv.